Pesquisar algo

O Sol e o Sistema Solar

As Galáxias são aglomerados de planetas, estrelas, gases e poeira cósmica que giram em torno de um centro comum unidos por forças gravitacionais. A galáxia que nós estamos se chama Via Láctea.

A via láctea
Fonte: http://vialactea.zip.net/images/via-lactea.jpg


Dentro da Via Láctea, existe o nosso Sistema Solar na qual o Sol com seu campo gravítico, consegue influenciar os demais planetas que giram em seu redor, pois ele se posiciona na região central deste sistema. O Sol é um Astro considerado como luminoso, pois é capaz de produzir a sua própria luz, como todas as Estrelas, diferentemente dos astros opacos, ou iluminados que como o nome já diz, são astros que recebem a luz irradiada de alguma estrela.

As zonas do Sol
Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/esol/zonas.gif


O Sol, como as demais estrelas possuem uma forma esférica e irradiam luz para o espaço sideral. Em seu interior ocorrem reações nucleares de fusão, por onde as moléculas de Hidrogênio se fundem, liberando muito calor e luz (energia), produzindo a partir disso o Hélio. O produdo desta fusão, que são os fótons (particulas de luz e calor), irradia-se pelo espaço até chegar na Terra.

Exemplo de uma fusão nuclear de Hidrogênio
Fonte: http://www.coladaweb.com/quimica/Image23.gif


Diz-se que as Estrelas encontra-se em um equilíbrio hidrostático, pois o gradiente de pressão, de dentro para fora, contraria a força da gravidade, mantendo as em equilíbrio e com um formato esférico. Outro fato curioso é que a Via Láctea está sempre girando em torno de um centro gravitacional, portanto o Sol executa um movimento de Translação (vide Movimentos da Terra), que dura aproximandamente 200 milhões de anos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.