Pesquisar algo

Leis de Kepler

Johannes Kepler nasceu em Weil der Stadt, Württemberg, atual Alemanha, em 1571, e morreu em Ratisbona, também na Alemanha, em 1630. Foi um astrônomo, matemático que participou da chamada revolução científica do século XVII. É mais conhecido por formular as três leis fundamentais da mecânica celeste, conhecidas como Leis de Kepler que acabaram por forneceram bases para a teoria da gravitação universal de Isaac Newton.

  • 1º LEI DE KEPLER: Lei das Órbitas Elípticas
Os planetas descrevem órbitas elípticas em torno de uma estrela, sendo esta um dos focos. Assim, percebemos que ora o planeta está mais próximo da estrela (Periastro) e ora está mais afastado (Apoastro). Na relação Terra-Sol, dizemos que a Terra se encontra no Periélio, quando ela se encontra mais perto do Sol (em Janeiro) e Afélio, quando está mais mais afastado. Já na relação Lua-Terra, a Lua estará no Perigeo e no Apogeo (mais perto e mais afastado respectivamente).

 
Uma órbita elíptica na qual o Sol ocupa um dos Focos
Fonte: http://flutuante.wordpress.com/2008/12/14/perceptos-por-perto-afectos-ao-longe/


  • 2º LEI DE KEPLER: Lei das áreas
A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. Ou seja, quando o planeta se encontra no Periélio, a sua velocidade é maior sendo que no Afélio (mais afastado do Sol) é o contrário.

 
A segunda lei de Kepler. O planeta varre as áreas A1 e A2 no mesmo período de tempo (Δt), portanto a velocidade é diferente nestes dois momentos.
Fonte: http://fisica-maniacos.blogspot.com/2011/03/leis-de-kepler.html


 Modelo representativo a mudança da velocidade da terra de acordo com a Segunda lei de Kepler
 Fonte: http://saber.sapo.ao/wiki/Terra


  • 3º LEI DE KEPLER: Lei dos tempos
Quanto maior a distância do planeta em relação ao Sol, maior será o tempo da sua translação.



Fonte do texto acima: http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.