Pesquisar algo

Solstícios e Equinócios

Antes de entender estes conceitos, devemos ter claro em mente, que a Terra tem um eixo de rotação com uma certa inclinação, que é de 23º 27' 30''. Portanto, ao realizar o movimento de Translação (vide Movimentos da Terra), o eixo de rotação continua no mesmo lugar; o que vai mudar é o posicionamento da Terra em relação ao Sol. Ou seja, vão existir épocas do ano em que a Terra estará mais iluminada em um dos hemisférios (Solstício), que será o verão para este. No outro hemisfério, acontecerá o contrário, estará menos iluminado e será o inverno. Ainda vão existir épocas em que os dois hemisférios estarão igualmente iluminados (Equinócios) conhecidos por outono e primavera.

  • SOLSTÍCIOS
Os solstícios acontecem quando os hemisférios estão desigualmente iluminados. Isso acontece devido ao eixo de rotação da Terra. Durante o movimento de translação, a Terra passa por locais diferentes no espaço, mas o eixo, não muda de posição. Portanto, temos as mudanças das estações do ano; quando é verão no hemisfério norte (dia 21 de Junho), é inverno no sul, e vice versa. Isso acontece pois, quando é o dia do solstício, como no dia 21 de Junho, ao meio dia, os raios solares incidirão perpendicularmente à superfície no Trópico de Câncer. Já no dia 21 de Dezembro, o sol ao meio dia estará perpendicular ao Trópico de Capricórnio. Portanto o sol ficará perpendicular à superfície uma vez por ano nos Trópicos de Câncer e Capricórnio, e passará perpendicular duas vezes em todo o restante da zona intertropical do globo.

As quatro estações do ano, (Solstícios de Verão e Inverno e Equinócios de Primavera e Outono)
Fonte: http://www.infopedia.pt/$solsticios-e-equinocios,2


Os Solstícios
Fonte: www.ige.unicamp.br/pedologia/sistema%20mundo.clima.pp

A figura abaixo representa a insolação solar, que é a quantidade de energia solar que atinge uma unidade de área da Terra. Suponhamos que a localidade da figura seja um pouco abaixo do trópico de Capricórnio, como a cidade de Curitiba (Latitude 25ºS). Na figura da esquerda o sol se encontra ao meio dia no solstício de verão, ou seja, alcança a sua altura máxima. Na figura da direita, ao meio dia do solstício de inverno, o sol se encontra bastante inclinado.

A insolação solar em duas épocas do ano
Fonte: http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/elementosp.htm


As consequências disso, é que no verão os raios solares estão mais altos, fazendo com que a superfície se aqueça mais. No inverno acontece o contrário, conforme é possível notar nas figuras abaixo:

No verão e no inverno
Fonte: http://profjoaoperdigao7.blogspot.com/2011/01/inclinacao-dos-raios-solares-na-terra.html


Em função desta inclinação, os dias no verão são mais longos, e mais curtos no inverno. O extremo deste fenômeno pode ser visto acima dos Círculos Polares Ártico e Antárico (latitude = 66º 32´ 30´´), ocasionando no verão, o chamado Sol da Meia Noite.

 
O andar do Sol da Meia Noite das 18hs às 6hs
Fonte: http://umdenosdois.blogspot.com/2008/04/sol-da-meia-noite.html


Na sequência de imagens abaixo, é possível ver o desenvolvimento da noite sobre a Europa e como as localidades acima do Círculo Polar Ártico presenciam o chamado Sol da Meia Noite.

A sombra da noite na europa e o Sol da Meia Noite
http://www.slideshare.net/alfeubarreto/o-solda-meianoite


  • EQUINÓCIOS
Os equinócios acontecem quando o Sol estará perpendicular no Equador terrestre. Eles acontecem necessáriamente duas vezes por ano (Março e Setembro) e quando acontecem, os dois hemisférios estarão recebendo a mesma quantidade de luz, portanto o dia e a noite durará 12hs!

Os soltícios e equinócios
Fonte: www.ige.unicamp.br/pedologia/sistema%20mundo.clima.pp


O movimento aparente do Sol ao longo do ano
Fonte: http://euebotoes.blogspot.com/2010/09/estacoes-do-ano-equinocio-solsticio-e.html




Fonte do texto acima: http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.