Pesquisar algo

Movimentos da Terra

Todos nós sabemos que a Terra é dinâmica, assim como os demais astros que compõe o Universo. Ela tem diversos movimentos, 14 para ser mais preciso, sendo que alguns deles são imperceptíveis pelo homem pois demoram muito tempo para se realizar. Nesta seção, pretende-se mostrar com detalhes os cinco principais movimentos, como o de Rotação, Traslação, Revolução, Precessão dos Equinócios e Nutação.

  • ROTAÇÃO
É o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo no sentido Oeste para Leste. Este movimento causa os dias e as noites, pois sempre o planeta terá um lado iluminado pelo Sol e o outro escuro, portanto a rotação faz com que haja uma sucessão dessa iluminação ao longo das 24hs, que é o tempo que a Terra demora pra dar uma volta completa em torno do seu eixo.

O movimento de rotação da Terra
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Globespin.gif


  • TRANSLAÇÃO
É quando um astro executa uma volta em torno de outro, como no caso da Terra que gira em torno do Sol (vide Teoria Heliocêntrica), ou até mesmo quando o Sol dá uma volta em torno da Via Láctea. O movimento da Terra em torno do Sol, dura exatamente 365 dias e 6 horas. Desta maneira, a cada quatro anos temos um dia a mais no calendário (29 de Fevereiro) em função deste excedente (6hs x 4anos = 24hs, ou 1 dia), por isso a cada quatro anos temos o chamado ano bissexto.

O movimento de translação da Terra em torno do Sol
Fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/movi/corpo.html

  • REVOLUÇÃO
Este movimento acontece quando duas translações se sobrepõe. Como foi colocado, o Sol gira em torno da Via Láctea, e a Terra em torno do Sol, portando, do ponto de vista da Via Láctea, a Terra está executando o movimento de Revolução. O mesmo acontece com a Lua, Terra e Sol. A Terra gira em torno do Sol, e a Lua gira em torno da Terra, assim, observando a partir do Sol, a Lua estará realizando uma Revolução.

O movimento de revolução da Lua
Fonte: http://bruno.rosenthal.vilabol.uol.com.br/lua_movimentos.htm

O movimento de revolução dos planetas do Sistema Solar e a Translação do Sol
Fonte: ???

  • PRECESSÃO DOS EQUINÓCIOS
É o deslocamento que existe no eixo da Terra (atualmente 23º 27' 30''). Pode ser considerado um giro retrógrado (de Leste para Oeste) do eixo da Terra. Dura aproximadamente 25.000 anos para completar.

O movimento da Precessão dos Equinócios da Terra
Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node8.htm


Uma demonstração sobre o funcionamento do movimento de Precessão dos Equinócios
Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node8.htm

  • NUTAÇÃO
É parecido com a precessão dos equinócios, só que em escala bem menor, fazendo o eixo da Terra descrever uma pequena elipse em cerca de 18 anos e 7 meses

Modelo representando o movimento de Nutação (N), que acontece concomintantemente com o da Precessão dos Equinócios (P) que altera o eixo de Rotação (R)
Fonte: http://o-barrigaverde.blogspot.com/2009/08/o-clima-terra-e-santa-catharina.html

Fonte do texto acima: http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.