Pesquisar algo

Correntes Marítimas




     São porções de água que se movem por grandes extensões , as correntes marítimas são geradas pelo aquecimento desigual das superfícies líquidas, provocados pela radiação solar e sistemas de ventos. As diferentes temperaturas dos oceanos afetam a densidade das correntes e por consequência, a sua salinidade.  Assim como acontece com os ventos, a rotação da Terra desvia as correntes marítimas. O movimento das correntes marítimas tem inicio nas profundezas geladas próximas a Antártida, local de grandes massas de água gelada. Essas correntes se aquecem aos poucos e se transformam em correntes quentes.

     As correntes quentes levam águas quentes para altas latitudes transmitindo calor para as áreas litorâneas, interferindo no clima. Já as correntes frias contribuem para a formação de desertos, isso acontece porque as massas de ar condensam sobre o mar frio, rumando para o continente massas de ar seca, originando desertos como o do Atacama. Outros fenômenos relacionados a correntes marítimas são: El Niño que é o aquecimento das águas do Pacífico em grandes porções e a La Niña que é o resfriamento das águas do Pacífico.


     É interessante também destacar que existem dois tipos de correntes marítimas as da superfície que correspondem a 10% de toda água do oceano, sendo a parte superior a 400 metros do oceano e as correntes de água profunda, estas formam os outros 90% do oceano e são responsáveis por movimentar as bacias oceânicas com o auxilio das forças de densidade e gravidade.





Referências Bibliográficas:

http://www.geografando.com/

http://earth.usc.edu/~stott/Catalina/Oceans.html.
Acessado em : 03/05/12 

Livro Conexões estudo da geografia geral. São Paulo, SP: Moderna, 2009. Edição 1.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.